Mitsu Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio

Ir para baixo

(2G GSX) - Rebuild Câmbio Empty (2G GSX) - Rebuild Câmbio

Mensagem por Polverari Sáb Dez 29, 2018 8:19 pm

Olá! Este é o primeiro tutorial que vou postar aqui no fórum e, inclusive, serve de base/exemplo para que outros sejam postados.
O tutorial foi encontrado no site www.vfaq.com de onde eu irei tirar vários conteúdos e postar aqui.
Peço que vocês façam o mesmo, dentro das possibilidades. Assim poderemos resgatar/manter bastante coisa e passar para o nosso idioma.
Eu também fiz o meu câmbio por conta própria (e vou começar a fazer outros, por demanda), este foi o tutorial que utilizei, mas claro que a ajuda de outras pessoas aqui do Brasil foi essencial.
O tutorial é para GSX, mas tirando um ou outro detalhe/peça, é completamente útil para os GST.
Então, vamos lá ao texto, com créditos no final:

========================================

Solte os parafusos utilizando um soquete 12mm, os dois mais longos vão na parte "de baixo" da transmissão. Uma vez que eles estiverem fora, utilize uma marreta macia para soltá-los ou uma chave de fenda fina. Tenha cuidado para não estragar a superfície.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 111

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 211

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 311

Olhando para esta parte de trás da caixa, você verá uma mola de onda (wave spring). Note a sua orientação, existem 2 abas no lado de trás, e ela 'trava' no espaço aberto atrás dela (chamado de cone de suporte reverso).

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 410

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 510

Neste ângulo, da esquerda para a direita, está o acoplamento viscoso (VC), a 5ª engrenagem intermediária e a 5ª engrenagem / montagem sincronizada

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 610

Usando um alicate de pressão, remova o anel de pressão como tal.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 710

Puxe o VC. Deve sair facilmente.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 810

Não perca esta bola! Haverá apenas uma, e cada lado deste eixo tem um buraco, mas apenas 1 bola. Salve esta bola.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 910

Usando um martelo/marreta, force o pino de retenção de sincronismo da quinta marcha assim. Salve o pino.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 1010

Usando uma chave de fenda forte, retire as duas porcas. Vai levar algum trabalho, mas usando um martelo e com um pouco de prática, você pode destravá-lo facilmente.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 1110

A maneira inteligente de fazer isso é engatando a 5ª marcha. Em seguida, engrene a ré utilizando a própria alavanca de marcha. Com as duas marchas engatadas "ao mesmo tempo", você vai conseguir soltar as porcas.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 1210

Retire o conjunto de sincronismo e engrenagem da 5ª.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 1310

De cima para baixo: Synchro, slider (o ângulo longo e / ou os pontos laterais alinhados para a embreagem), synchro e engrenagem de 5ª velocidade, com o diâmetro menor apontando para longe da embreagem, assim como na imagem.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 1410

Difícil de ver, mas o lado deste HUB da 5ª marcha com a marca de punção na ranhura do meio, vai para o lado da embreagem. Não se preocupe, já que este hub e os outros 2 hubs irão apenas pressionar UM SENTIDO, então você não pode cometer erros.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 1510

Esses sincros possuem 3 ranhuras, que se encaixam nos pinos deslizantes do cubo. Apenas lembre-se disso ao colocá-los juntos mais tarde.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 1610

Remova a engrenagem intermediária da 5ª. Você pode ser capaz de levantá-la com as mãos, ou pode usar chaves de fenda ou um extrator de engrenagem. Coisas fáceis.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 1710

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 1810

Remova estes 3 poppets plugs, incluindo as molas e as bolas no interior. Remova também o interruptor do Backuplight (incluindo sua arruela e bola). Eu usei uma caneta magnética para puxar as bolas.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 1911

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 2011

Usando um martelo, ou uma chave de fenda, abra o nível superior. Olhando sob o adaptador, você verá três pistas de rolamento, cada uma com uma arruela abaixo usada para definir as tolerâncias do eixo.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 2112

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 2210

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 2310

Remova o conjunto da esfera. Salve a bola.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 2410

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 2510

Remova o parafuso do eixo da engrenagem intermediária. (usei manoplas, não tive uma chave hexagonal em mim ou torx)

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 2610

Remova esses doze parafusos (12 mm) segurando a caixa da caixa na base. Eles são todos do mesmo tamanho

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 2710

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 2810

Usando um martelo ou chave de fenda, levante com cuidado.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 2910

Levante a carcaça central. Isso deve acontecer facilmente. Observe o guia de óleo, ele é de plástico e quebra facilmente. Ele 'escorrega' para uma trava lá no fundo. O lado "superior" (ou lado longe da embreagem) não tem espaçadores abaixo das pistas de rolamento.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 3010

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 3110

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 3210

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 3310

Engrenagem quebrada e detritos em torno da base Sad

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 3410

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 3510

Uma vez que a caixa está fora, você fica com a base e as engrenagens. Retire o diferencial. Ele terá um calço no topo. A pista de rolamento pode / não pode ter saído da caixa.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 3610

Puxe o conjunto do eixo de saída dianteiro. A pista do rolamento inferior não está desalinhada.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 3710

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 4010

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 4110

Lembre-se como isso parece. Esquerda é o eixo de entrada, meio é a engrenagem / eixo intermediário reverso, a direita é o eixo intermediário. Você vai notar que existem 3 garfos de mudança. 5 garfo é fundido, 1-2 e 3-4 garfos são de alumínio. Observe onde o furo do parafuso da engrenagem intermediária de reversão está apontando. Deve apontar para o diferencial dianteiro ao montar. À esquerda (eixo de entrada) você tem sincronização de 3ª / 4ª. Top é a quarta marcha, menor é a terceira marcha. No eixo oposto (eixo direito ou eixo intermediário), as 3ª / 4ª engrenagens são parte do eixo. O mesmo acontece ao contrário. O eixo esquerdo transporta a 1ª / 2ª marcha, enquanto o eixo direito tem as engrenagens que são moldadas no eixo.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 3810

Outra visão da montagem. observe o trilho de deslocamento mais longo. uma vez que esses trilhos são separados, eles são facilmente identificáveis ​​de onde eles vieram.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 3910

Retire esses pinos de bloqueio de ambos os garfos.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 4210

Remova esses 2 parafusos segurando o conjunto da alavanca de mudança de marcha para baixo. Remova o conjunto e a engrenagem intermediária de reversão.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 4310

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 4410

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 4510

Remova este parafuso da placa de travamento

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 4610

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 4710

Mova os trilhos de mudança como você vê aqui. Você pode levantar o trilho mais à direita um pouco, isso permitirá que você mova o trilho central para a direita ainda mais, e o trilho esquerdo, para a esquerda, limpe o local.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 4810

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 4910

Mantenha tudo junto e levante todo o conjunto para cima e para fora, com cuidado.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 5010

Shift rail/fork assembly

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 5110

Montagem do eixo intermediário, da esquerda para a direita: rolamento, 4ª engrenagem, 3ª marcha, 2ª marcha, sincronismo, 1ª marcha, rolamento. A 4ª / 3ª engrenagem neste eixo é moldada no eixo. Observe como os dentes do controle deslizante do sincro estão voltados para o lado da embreagem do eixo.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 5210

Montagem do eixo de entrada, da esquerda para a direita: 4ª marcha, sincronismo, 3ª marcha, 2ª marcha, marcha-atrás, 1ª velocidade, rolamento. Nota na luva do sincronismo, o lado da linha de recuo do sincronismo aponta para longe da embreagem. Isso é importante.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 5310

O procedimento para remoção das engrenagens / remoção dos rolamentos dos eixos é muito bem descrito no manual. Eu não tive problemas em fazer isso pelo livro, então não há muito a dizer aqui para ajudá-lo. Os rolamentos finais em cada eixo são quase impossíveis de remover e você os danificará se precisar removê-los. Além disso, é auto-explicativo. Use um grande separador de rolamentos (e uma prensa de fábrica). Não misture / combine peças, e use um monte de lubrificante para facilitar a desmontagem.


Comece pressionando em qualquer rolamento da pista interna usando apenas uma prensa de loja. Lubrifique os eixos e qualquer coisa que você puder para que continue mais fácil.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 5410

Esta foi uma prensa de loja que eu mesmo fiz, 12ton. MAIS do que suficiente para esta transmissão. Por trás disso estão algumas transmissões em que estou trabalhando Smile

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 5510

Estes são os meus 2 novos eixos, com 2 novos rolamentos prensados.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 5610

Este é o layout das minhas peças para o eixo intermediário. Vá até o manual e você verá que é fácil de fazer.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 5710

Comece pressionando as peças. Certifique-se de que os synchros não se ligam e se encaixam com suas posições enquanto pressionam. Além disso, esses hubs vão em apenas um modo, portanto, não há possibilidade de confundir isso.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 5810

Verifique se há folgas (antes de pressionar, é claro) nesses locais de sincronização. .0020 é o espaço mínimo que você deseja ver (um sincronismo gasto mostrará ainda menos espaço). Além disso, passe os dedos por baixo dos dentes / anéis de sincronização. Eles devem se sentir afiados.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 5910

Pressionando o rolamento final no eixo intermediário. Faça seção por seção, checando duplamente os controles deslizantes sobre os sincros e trave a engrenagem correspondente sem qualquer ligação!

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 6010

Este é um check de cuidado. Eles recomendam 0,0002 ou mais, o que é basicamente nada, então não seja muito crítico aqui. Apenas certifique-se de que você não pode encaixar um slider .0020 entre o clipe e a pista do rolamento.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 6110

Este equipamento está no novo eixo de entrada que eles me deram. Mesmo novas engrenagens terão particularidades assim, esteja atento. Eu lixei isso um pouco e espero que não seja um problema.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 6210

Montagem do input shaft. Mesmo ritual, pressione as partes com cuidado e devagar, e tenha certeza de que nada se liga.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 6310

Outra verificação sugerida. Novamente, certifique-se de que não haja espaço entre este e o rolamento.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 6410

Rolamento final pressionado. Eu usei soquete de impacto de 30mm, funciona bem.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 6510

Coloque as engrenagens na transmissão, não esqueça a pequena chave que vai neste suporte de marcha à ré / quinta marcha, e coloque os garfos / eixos dentro. Teste todo o sistema para engate suave da engrenagem à marcha. Pode ser melhor instalar parcialmente alguns dos níveis superiores da carcaça e os 3 parafusos com montagem de mola / esfera. Se não engatar um pouco facilmente agora, não vai engatar no carro.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 6610

Esta é apenas uma foto para mostrar-lhe o que parece depois de chegar até aqui Smile Observe o posicionamento dos garfos. Além disso, a limpeza é fundamental.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 6710

A parte crítica da reconstrução: Shimmying Assim que se faz. Obtenha solda, corte em pedaços como este e coloque 2 deles nas seguintes pistas externas: Diferencial dianteiro, Eixo de saída dianteiro, Eixo de entrada, Eixo intermediário, Diferencial central (Você apenas desliza a parte superior de todas essas seções).
Em seguida, aperte a caixa do câmbio, todos os parafusos em 29 lbs e solte tudo novamente. Certifique-se de que todos os parafusos estejam apertados nos dois níveis do câmbio.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 6810

Isso é basicamente o que você faz. Use óleo de transmissão para evitar que a solda caia.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 6910

Aperte a caixas nas especificações de torque. O resto da instalação é apenas o contrário da remoção. Mantenha os sincros / hubs juntos para que você não os misture. A maioria das peças funcionará apenas de uma forma ou funcionará com um hub, portanto, se você misturar / combinar, saberá imediatamente. Se você precisar substituir os selos, eles são fáceis de fazer e estão bem descritos no manual. Certifique-se de que os 2 parafusos da extremidade estejam apertados e reaproveitados. As verificações do diferencial central / frontal também são um pouco complicadas, mas o manual explica melhor do que eu. Fora isso, leve seu tempo e seja organizado e limpo. Eu mantive uma lata de limpador de freio à mão para manter tudo brilhante, e acrescentei jatos de óleo enquanto o construía para manter as coisas suaves durante o teste.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 7010

Remova as caixas e meça toda a solda amassada. Das 2 medições, você terá a média. Este será o espaço que você tem entre a pista de rolamento e a caixa.

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 7110

O eixo de saída dianteiro, o eixo intermediário e o diferencial do centro são os únicos que exigem PRELOAD = qualquer espaço que você tenha da solda amassada, você adiciona à especificação do livro. Simples. (ou seja, você tem .0600 espaço medido a partir da solda de esmagamento. O livro diz que você precisa de pré-carga de .0030 ", então você precisa de uma arruela de no mínimo .0630)
O resto dos eixos requerem ENDplay = você SUBTRAI seja qual for a especificação do seu espaço encontrado, e essa é a arruela que você deseja usar. Também simples. (ou seja, você tem 0,0600 de espaço medido a partir da solda de esmagamento. O livro diz que você precisa de .0020 endplay, então você precisa de uma arruela de 0,0580 como seu máximo.)

Algumas pessoas vão no lado apertado da faixa de especificações, outras ficam do lado solto. E então alguns não se incomodam. Eu falei com alguns caras top, e todos eles me disseram que não fazem o espaçamento da caixa de transmissão. Eu não sei porque eles não se incomodam, mas o outro com quem conversei disse que será a diferença de um bom câmbio, para um câmbio perfeito. Tudo depende de você. Apenas mantenha nas especificações sugeridas. Recomendo que você faça esse teste de esmagamento de solda algumas vezes para ter certeza de que está fazendo certo. Eu acabei apertando demais. Grande erro. O câmbio não mudava nenhuma marcha enquanto estivesse fora do carro. Eu coloquei o câmbio e ele ainda não mudava mesmo enquanto o carro estava em marcha lenta e o fluido estava dentro. Se você estragar, é muito fácil de refazer o espaçamento do câmbio mesmo com ele ainda montado no carro. Você pega o jeito depois de um tempo.

Eu não sou um reconstrutor de câmbio experiente, como esta foi a minha primeira vez, mas se eu fui capaz de obter o meu câmbio reconstruído, então você também pode.
Andre Cardadeiro - dre99gsx

(2G GSX) - Rebuild Câmbio 7210

========================================

Aí está o tutorial do Andre Cardadeiro traduzido por mim e o site foi resgatado pelo Wayback Machine

Aproveitando a deixa, vou colocar o meu canal pessoal do Youtube, onde eu fiz uma série dedicada ao Rebuild do meu Câmbio! Segue o primeiro vídeo da série:

Polverari
Polverari
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 29/12/2018
Idade : 31
Localização : Brasília - DF

https://mitsubrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos